sábado, 3 de junho de 2017

Dicas simples sobre como escrever melhor.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não existe uma fórmula para a escrita. O que existe é treino e leitura. Grande parte dos jovens possui dificuldades para escrever porque poucos leem.
Dedique algumas horas do seu dia para ler, começando com textos menores e simples, e, depois, textos maiores e profundos. Dessa forma você irá adquirir hábito e consequentemente disciplina.  Experimente carregar dentro da bolsa ou da mochila, algum livro ou revista, aproveitando para ler enquanto aguarda em uma fila ou enquanto aguarda o ônibus, por exemplo.
Selecione aquilo que você lê.  Em uma sociedade de informações rápidas onde todos querem aquilo que é mais fácil e mais rápido, as pessoas acabam absorvendo informações falsas e irrelevantes. Seja um leitor crítico!
Leia sobre assuntos variados. Nosso cérebro é como uma caixinha que armazena as informações em compartimentos diferentes.  Ao escrever seu texto você saberá exatamente sobre o quê escrever, possuindo as informações necessárias no momento certo. Bom leitor é aquele que lê sobre tudo!
Treine sua escrita. Você não aprenderá a escrever se não praticar. Não escreve bem aquele que escreve de modo sofisticado, mas sim aquele que escreve com clareza e simplicidade para que todos entendam. Lembre-se que simplicidade nada tem a ver com pobreza. Um bom texto não é aquele que possui palavras sofisticadas, mas sim, aquele que possui as palavras corretas, ideias profundas e bem desenvolvidas. Não escreva aquilo que você não tem certeza.
Saiba usar corretamente os elementos de coesão. Escrever é como tecer e tais elementos ligam e arrematam os pontos da costura.
Atente-se para a revisão. O grande inimigo dos textos obscuros é a falta de releitura do texto redigido. Avalie mentalmente o seu texto: É compreensível para o leitor? É conciso e legível? As ideias estão bem distribuídas e desenvolvidas?  Obedece ao padrão exigido?
Em suma, não é dominando a gramática que você escreverá bem. Não adianta nada dominar as regras gramaticais se você não sabe o que escrever. Com a leitura, você não só irá formar seu conhecimento de mundo, tendo as informações necessárias para formar sua opinião sobre o assunto, mas também aprenderá a gramática intuitivamente.

Gabriel Mauro da Silva Rosa

Licenciado em Letras pelo Centro Universitário de Patos de Minas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário