sexta-feira, 30 de junho de 2017

O que é um pensador autêntico? O que é a filosofia?

Foto do museu Rodin. Estátua O Pensador.

O pensador autêntico é o pesquisador incansável, aquele que procura renovar, sempre, as perguntas formuladas no sentido de alcançar respostas que sejam condição das demais. A filosofia nasce da inquietação, da perplexidade: é um assombrar-se. O homem passou a filosofar quando viu-se cercado por mistérios, tomando consciência de sua dignidade de ser pensante. A filosofia não se contenta com respostas até alcançar as respostas para suas indagações.
É correto afirmar que a filosofia é ciência das causas primeiras ou das razões últimas. Interpretando essa frase, eis o que se pode dizer: tal ciência pretende elaborar uma redução conceitual progressiva até atingir juízos com os quais se possa legitimar uma série de outros juízos integrados em um sistema de compreensão total.
A universalidade se revela inseparável da filosofia. Um filósofo não descansa enquanto não atingir as razões últimas de suas indagações. Cada ente humano carrega o espírito do filósofo indagante, aquele que não descansa até alcançar as respostas para os seus questionamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário