sábado, 10 de junho de 2017

Você usa suas redes sociais com bom senso?


Imagem: Redes Sociais. Fonte: Google.
Há uma frase viral no Facebook que diz o seguinte: A rede social é minha e eu compartilho o que eu quiser. A rede social é sua, porém muitas coisas que você compartilha acabam afetando outras pessoas e até você mesmo (a). Algumas vezes incomodamos sem saber e ainda somos deselegantes. Mesmo não sabendo qual será a reação de uma pessoa diante daquilo que compartilhamos, seja uma foto, uma frase, um texto ou dando um simples clique, há determinados comportamentos que devem ser evitados. Fazer marcações de amigos em fotos, imagens e textos, por exemplo, mesmo que com boa intenção, poderá ser desagradável para alguns, trazendo desconforto devido ao número de comentários de outras pessoas que aparecerão nas notificações. Mesmo havendo a opção "remover marcação" e "não ser notificado", evite fazê-lo para não incomodar. Marque seus amigos apenas em fotos em que eles apareçam com você ou em algum post que realmente seja importante marcá-los (as). Saiba também o que você comenta. Seja um crítico daquilo que você escreve. Um comentário poderá parecer inofensivo para você, mas não para outros que o lerão. 
Uma das coisas mais atrativas das redes sociais é a possibilidade de compartilhar. Porém é importante saber o quê compartilhar. Muitas empresas têm se utilizado das redes sociais para saber um pouco mais sobre seus candidatos. Uma pessoa que só posta fotos com seus amigos em bares, por exemplo, pode fazer com que sua imagem seja incompatível com os valores da empresa, mesmo sendo ela uma pessoa de boa índole. Saiba selecionar suas fotos, questione a si mesmo (a) sobre o quê seu conteúdo poderá provocar. Harmonize seu mural com conteúdos diferentes, fotos diferentes. 
Outro ponto importante para refletir é sobre privacidade. Infelizmente, mesmo havendo algumas configurações que nos permitem usar a rede com maior liberdade, ainda assim não trazem segurança. No Facebook, por exemplo, comentários e curtidas são expostos aos nossos amigos, mesmo que não queiramos. Por isso, devemos ser ponderados (as) naquilo que curtimos ou comentamos.
Não poste tudo o que bem entender. Não faça de sua rede social um palco onde todos sabem de tudo a seu respeito. Saiba compartilhar sua felicidade e suas tristezas com pessoas certas, nos momentos e nos lugares certos. Saiba dividir apenas o necessário. Saber usar nossas redes sociais adequadamente não é só questão de elegância, mas também de bom senso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário