terça-feira, 30 de maio de 2017

Resenha do filme "A Sétima Morada".

A Sétima Morada (1996)
Produzido pela Morgan Film (Itália) sob a direção da roteirista Marta Meszaros, o filme narra a trajetória de Edith Stein (Santa Teresa Benedita da Cruz). Maia Morgenstern interpreta Edith; com personalidade forte, fisionomia e estilo de roupas semelhantes, a atriz se entrega intensamente ao papel. A narrativa inicia-se com o batismo da filósofa santa, fase de sua conversão. Algumas cenas mostram como teria sido a sua vida como professora universitária: sua maneira de ensinar, as conferências que proferiu, as provocações que sofreu daqueles que duvidavam de sua conversão ao catolicismo etc. Muitas cenas mostram a sua vida como monja carmelita: seu sofrimento por não ter tido o consentimento da mãe para entrar para o Carmelo e a sua rotina dentro do claustro. O título do filme se explica por ser uma referência às sete moradas de Teresa de Ávila (santa responsável pela conversão de Stein).

O filme é capaz de sensibilizar, principalmente, por causa das cenas em que Edith é presa pelos oficiais nazistas e morta na câmara de gás. Os produtores conseguiram, de certa forma, mostrar como realmente foi Edith: um mulher forte, corajosa. Apesar de o filme começar na fase de sua conversão, ainda, assim, é possível imaginar quem ela foi. Para os amantes de filmes biográficos, “A Sétima Morada” é uma boa pedida, bem como para aqueles que desejam momentos de reflexão.

Teresa de Lisieux e a fotografia.

Santa Teresa de Lisieux, mais conhecida como Santa Teresinha do Menino Jesus (ou santa Teresinha das Rosas), foi uma religiosa do Carmelo Descalço, sendo a única da ordem a entrar no convento aos quinze anos de idade. Escreveu sua autobiografia intitulada História de uma alma, onde detalha aspectos de sua vida, bem como seus maiores sofrimentos. Porém, mais do que narrar fatos, a santa traça um itinerário espiritual, mostrando ao leitor que é possível alcançar a santidade de forma simples. Católicos do mundo inteiro se unem à santa através da famosa novena das rosas.
Se ganhas uma rosa no final da novena, alcançaste uma graça!
Além de ter sido a única a entrar no Carmelo aos quinze anos de idade, é a santa carmelita que possui o maior número de fotografias, fotos estas tiradas, em sua maioria, por sua irmã Celina. Na época, a fotografia ainda contava com poucos recursos, no entanto, basta observá-las para perceber que isso não foi empecilho para que Teresinha fosse fotografada com maestria pela irmã.

Teresa era muito fotogênica: a fotografia foi capaz de captar além de sua formosura, sua alma. 

Abaixo, fotos oficiais da santa. As imagem foram retiradas do site do Carmelo de Lisieux. Outras fotos de família podem ser acessadas em Album de familie.

1. Fotografia tirada por Madame Besnier, fotógrafa de Lisieux. Thérèse segura uma corda de pulo nas mãos. Era costume, na época, fotografar as crianças com seus brinquedos.

2. Fotografia retornada ao Carmelo em 1917, pela família de M. Poupet, um fotógrafo de Alençon. O negativo foi retocado por Celina com guache e carvão, mas foi restaurado em um laboratório.

3. Fotografia tirada por Madame Besnier, fotógrafa de Lisieux. O negativo foi retocado no ombro e na parte de trás do corpete para que Teresa se apresente mais reta.

4. Fotografia tirada pelo Pe. Gombault, tesoureiro do seminário menor. O bispo lhe deu permissão para que pudesse entrar no claustro para aconselhar um técnico sobre uma instalação: "O Bispo deu permissão para ele vir com um construtor para visitar a antiga casa"(Ir. Inês de Jesus).

5. Fotografia também tirada pelo Pe. Gombault.

6. Fotografia tirada por Celina. Da esquerda para a direita: Irmã São Vicente de Paulo junto à Irmã Maria do Sagrado Coração, depois Teresa nos degraus da enfermaria, Maria de Gonzaga e Inês de Jesus.

7. Fotografia tirada por Celina. O grupo estava no pátio de Lourdes. Este é o rosto de Teresa que serviu de modelo para o retrato pintado por Celina de "Thérèse oval".

8. Fotografia tirada por Celina,  no mesmo lugar (pátio de Lourdes).

9. Fotografia tirada por Celina no pátio da corte de sacristia, ao lado de uma pequena estátua feita de madeira relatada como milagrosa (Nossa Senhora da Providência). Teresa está vestida como Joana d' Arc, assumindo os atributos da personagem em uma peça escrita por ela mesma. Joana d' Arc realizando sua missão, 21 de janeiro de 1895.

10. Idem.

11. Fotografia tirada por Celina no pátio da sacristia, como as anteriores. Teresa ainda estava vestida como Joana d' Arc,  personagem que ela encenou em sua própria peça.

12. Celina e Teresa. Ocasião da peça sobre Joana d'Arc, como as anteriores.

13. Teresa como Joana d' Arc.

14. Fotografia tirada por Celina no beco dos castanheiros, durante uma recreação. À direita, podemos ver atrás das árvores, o corredor do eremitério da Santa Face.

Data: 20 de abril de 1895, sábado da semana da Páscoa.

Da esquerda para a direita: Marta de Jesus, Teresa de Santo Agostinho, atrás dela São Estanilau dos Sagrados Corações, Maria da Trindade com Maria Emmanuel, Maria de São José, Maria de Gonzaga, posicionadas acima delas. Atrás do grupo, Teresa e Maria do Sagrado Coração. Na mesa, Inês de Jesus (Paulina), depois Genoveva da Santa Face (Celina), Maria dos Anjos, Maria de Jesus no chão, Hermance do Sagrado Coração de Jesus, Maria Filomena de Jesus inclinada sobre o trabalho. Atrás, Maria da Encarnação, Margarida Maria do Sagrado Coração de Jesus, São Vicente de Paulo e Maria Madalena do Santíssimo Sacramento.

15. Idem.

16. Fotografia tirada por Celina no pátio interno. Como ponto de referência, a entrada do refeitório (não visível) é encontrada à esquerda da foto.

Data: Segunda-feira de Páscoa, 15 de abril de 1895.

1ª fila, da esquerda para a direita: Genoveva da Santa Face (Celina), Maria da Trindade, Maria do Sagrado Coração, Maria da Encarnação e Maria de Jesus.

2ª fila, da esquerda para a direita: Madre Inês de Jesus (Paulina), Teresa do Menino Jesus (Terezinha), Maria dos Anjos e do Sagrado Coração, São Eutanásio dos Sagrados Corações, São Vicente de Paulo, Margarida Maria do Sagrado Coração de Jesus.

3ª fila, da esquerda para a direita: Maria de São José, Maria de Gonzaga, Maria Emmanuel, Ana do Sagrado Coração (Carmelo de Saigon), Teresa de Jesus do Coração de Maria, Teresa de Santo Agostinho, São João Batista do Coração de Jesus, Hermance do Coração de Jesus, Marta de Jesus, Maria Filomena de Jesus, Maria Madalena do Santíssimo Sacramento.

17. Fotografia tirada por Celina, no pátio de Lourdes, no mesmo dia da foto anterior.

Data: Segunda-feira de Páscoa, 15 de abril de 1895.

Da esquerda para a direita: São João Batista do Coração de Jesus e Maria de São José em pé, Maria Filomena de Jesus e São Eutanásio dos Sagrados Corações ajoelhadas. Em pé, Teresa de Jesus do Coração de Maria, Teresa de Santo Agostinho na frente, Maria do Sagrado Coração, e, ajoelhada, Hermance do Sagrado Coração de Jesus e São Vincente de Paulo. No quadro da porta atrás delas: Maria de Jesus e Maria Emmanuel. Ana do Sagrado Coração (do Carmelo de Saigon), Maria dos Anjos, cujo rosto está parcialmente escondido, Genoveva da Santa Face (Celina), Inês de Jesus (Paulina), Maria Madalena do Santíssimo Sacramento ajoelhada. Na entrada, Maria da Trindade, Terezinha, Marta de Jesus e Maria de Gonzaga.

18. Fotografia tirada por Célina no pátio de Lourdes, no mesmo dia das fotos anteriores.

O noviciado está em pleno vigor, com as duas "Mães" um pouco atrás, a estátua do Menino Jesus de Praga.

Data: Segunda-feira de Páscoa, 15 de abril de 1895.

Da esquerda para a direita: Maria da Trindade, Teresa, Maria Madalena do Santíssimo Sacramento ajoelhada, Marta de Jesus, Maria de Gonzaga, Inês de Jesus (Paulina) e Genoveva da Santa Face (Celina).

19. Fotografia tirada por Celina para a festa do Bom Pastor. A comunidade está reunida no pátio interno, depois Inês de Jesus, que segura em suas mãos o cadáver do pastor, decorado com flores pelo noviciado, de acordo com a tradição.Data: 27 ou 28 de abril de 1895 - sábado ou domingo do Bom Pastor.De joelhos, para a direita: Maria da Trindade, Marta de Jesus, Teresa, Maria Madalena do Santíssimo Sacramento e Genoveva da Santa Face (Celina). Da esquerda para a direita: São João Batista do Coração de Jesus, Maria Emmanuel, Maria dos Anjos, Margarida Maria do Sagrado Coração de Jesus, Inês de Jesus (Paulina), atrás de Maria de São José e Teresa de São Agostinho, depois, a menor, Maria de Gonzaga atrás de Celina, e , atrás de Maria do Sagrado Coração, Maria de Jesus e Maria da Encarnação. Uma mão na cruz, à esquerda, São João da Cruz e à direita, São Vicente de Paulo, antes de Santo Estanislau dos Sagrados Corações, à direita de Maria do Sagrado Coração é Hermance do Sagrado Coração de Jesus e ao lado dela São Raphael do Coração de Maria, atrás delas estão Teresa de Jesus e Ana de Jesus.

20. Fotografia tirada por Celina no mesmo dia para a festa do Bom Pastor. Terezinha e as noviças estão em torno das duas "Mães". Inês de Jesus segura em suas mãos o cacho "pastorzinho", decorado com flores pelo noviciado de acordo com a tradição.

Data: 27 ou 28 de abril de 1895 - sábado ou domingo do Bom Pastor.

Da esquerda para a direita: Marta de Jesus, Maria de Gonzaga, Maria Madalena do Santíssimo Sacramento, Inês de Jesus (Paulina), Genoveva da Santa Face (Celina), Terezinha e Maria da Trindade.

21. Fotografia tirada por Celina na lavanderia. A roupa, já lavada, deve ser enxaguada; elas usaram o batedor para ajudar com isso.
Data: sexta-feira, 19 de abril de 1895.

Da esquerda para a direita: de pé, Maria Emmanuel e Maria Filomena, depois, Maria da Trindade, Terezinha, Genoveva da Sagrada Face (Celina), Marta de Jesus, St Estanislau em pé, Maria de Jesus, São Vicente de Paulo, São João Batista, Maria Madalena, Maria do Sagrado Coração, Teresa de Santo Agostinho, Margarida Maria, mais baixa com o rosto escondido, depois Maria de São José inclinada para a frente, depois Maria dos Anjos, Inês de Jesus (Paulina) Maria de Gonzaga, Maria da Encarnação.

22. Dia da tomada de Véu de Celina. Na fotografia, Celina e Teresa, no pátio interno ao pé da cruz.

23. Fotografia tirada por Celina. Terezinha e Marta de Jesus ao pé da cruz.

Data: 17 de março de 1896.

24. Fotografia tirada por Celina no pátio interno, o refeitório, não visível, à esquerda. Teresa mantém em sua mão esquerda um pergaminho, sobre o qual escreveu estas palavras de Teresa de Ávila: "Eu daria mil vidas para salvar uma alma.

25. Fotografia tirada por Celina. Foto das irmãs Martin. Esquerda para a direita: Maria do Sagrado Coração e Genoveva da Santa Face (Celina). Sentada, Inês de Jesus (Paulina) e Teresa; Aos seus pés, Maria Guérin.

26. Idem.

27. Fotografia tirada por Celina no dia da profissão de Maria da Trindade. O negativo original foi destruído, tudo o que resta é esta prova de citrato na forma oval. Esquerda para a direita, atrás: Marta de Jesus, Maria do Sagrado Coração, Maria Madalena, Maria da Eucaristia (Maria Guérin) e Teresa. Terceira: Genoveva (Celina), Maria da Trindade e Maria de Gonzaga.

28. Fotografia tirada por Celina, onde a comunidade está ao redor da cruz.
Terezinha está acima do grupo, abraçando a cruz.

29. Idem.

30. Fotografia tirada por Celina. As irmãs estão em atividade. Esquerda para a direita: Teresa de Santo Agostinho, Maria de Jesus, São João da Cruz, Maria de São José, São Vicente de Paulo e Maria Madalena. Atrás dela, Genoveva da Santa Face (Celina), Maria da Trindade, Inês de Jesus (Paulina) e Maria da Eucaristia (Maria Guérin). Em pé, atrás de Paulina, vemos Terezinha bastante obscura, Marta de Jesus, Maria do Sagrado Coração, Maria de Gonzaga, São João Batista e Maria dos Anjos.

31. Como nas fotografias 28 e 29, porém o rosto de Teresa está um pouco mais visível.

32. Idem.

33. Como a fotografia 30, porém o rosto de Teresa está mais visível.

34. Fotografia tirada por Celina perto da estátua do Sagrado Coração de Maria. Julho de 1896

Primeira linha, da esquerda para a direita: Hermance do Coração de Jesus, Maria dos Anjos, Maria de Gonzaga, São Estanislau dos Sagrados Corações, São João Batista, Maria de São José.

Segunda fila, da esquerda para a direita: Maria Emmanuel, Teresa de Santo Agostinho, Terezinha, Maria da Trindade, Maria Filomena de Jesus inclinando-se para a frente. Maria do Sagrado Coração, Inês de Jesus (Paulina), Maria da Encarnação e São João da Cruz.

Última fila, da esquerda para a direita: Maria da Eucaristia (Maria Guérin), Genoveva da Santa Face (Celina), Marta de Jesus, São Vicente de Paulo, Maria Madalena e Maria de Jesus.

35. Fotografia tirada por Celina. Terezinha segura seu rosário.

36. Fotografia tirada por Celina. Teresa segura um lírio.

37. Fotografia tirada por Celina. Suas irmãs e primas, no pátio da sacristia. A cena mostra o trabalho de sacristãs e a fabricação de pães do altar.

Data: novembro de 1896, antes do dia 14.

Direita para a esquerda: Maria do Sagrado Coração, Inês de Jesus (Paulina), Genoveva da Santa Face (Celina), Maria da Eucaristia (Marie Guérin) ajoelhada e Terezinha.

38. Como na foto 37, porém Teresa, preparando os cálices, está melhor visível.

39. Fotografia tirada por Celina, em três poses, no pátio da sacristia. Esta foto é a primeira pose. Terezinha segura as fotos que resume seu nome:
O Menino Jesus e a Sagrada Face.

40. Segunda pose.

41. Terceira pose.

42. Fotografia tirada por Celina. A entrada da enfermaria e Teresa, doente, encontra-se atrás de um pilar.

Data: 30 de agosto de 1897.

43. Fotografia tirada por Celina, antes da remoção do corpo de Teresa.

44. Fotografia tirada por Celina. Maria da Trindade e Terezinha ao pé da cruz no pátio interno. O negativo original foi destruído; O restante é uma foto e uma peça de prova no papel de citrato, à direita.

Data: 17 de março de 1896.